quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Desabafo de uma Atleta Amadora - O fim da São Silvestre



ONDE TUDO ISSO VAI TERMINAR?
          
         Dia 16 de abril de 2009. Esse foi o dia em que eu comecei a correr. E por que comecei? Porque sempre que via alguém correndo, ficava maravilhada com aquilo. Porque todo ano, no dia 31 de dezembro, eu parava, ainda que alguns poucos minutos, na frente da TV pra assistir a festa da São Silvestre.

          Eu não entendia o que era pace, o que movia tanta gente, não sabia que era uma corrida de 15km, mas aquilo me contagiava.
          Não comecei a correr pensando nela. Queria conseguir terminar uma prova de 10km. Em dois meses isso já foi possível. Comecei a querer sonhar mais alto quando, em setembro de 2009 corri meus primeiros 15km. Chegamos em casa e meu marido (André) me disse: parabéns, você correu “uma São Silvestre” hoje.

        Fui logo fazendo planos e cogitando correr a prova. Mas, impossível. Ele estaria de plantão bem na virada do ano.
          2010 foi diferente. Já totalmente envolvidos pelo mundo da corrida, planejamos tudo para corrermos as duas provas que nos fascinavam: Volta da Pampulha e São Silvestre. Uma pena ambas serem organizadas pela YESCOM.


         Na Pampulha, apesar da largada absurdamente tarde, fazendo com que vivenciássemos cenas assustadoras de várias e várias pessoas passando mal, tudo certo.
             
         Já a São Silvestre...
            ... logo que divulgaram que as medalhas seriam entregues com os Kits, por motivo de segurança, já tiveram início as polêmicas. É sério. Aquilo pra mim era o auge da falta de respeito. Não poderia haver nada pior.
            A jornalista Yara Achôa tentou questionar isso e foi tida como subversiva, como líder de um “movimento” contra a prova, que ela, aliás, correu, juntamente com amigos, do jeito que deve ser.
            Mas essas eram as regras do jogo. Quem se inscrevesse estaria aceitando as regras. Eu tinha o sonho de correr a prova, vários amigos iriam, estava tudo programado, não iríamos perder a oportunidade, apesar da bizarrice de já estarmos com as medalhas.

(foto na retirada de kit, todos com medalhas)
              Apesar de todos os pesares, foi um dia delicioso. Amigos por todos os lados, corremos fazendo farra por 15km, juro que nem vi a temida subida da Brigadeiro passar, mas virar na Paulista, mesmo pra mim, que não sou paulista/paulistana, teve um efeito meio mágico. Frio na barriga, sensação indescritível de estar ali, de fazer parte do que eu sempre admirei. Cruzei a linha de chegada junto com o André (@andretuma), a Carol (@carolamborges) e o Fabiano (@fabianopaixao) e foi indescritível.
 
(foto terminando a Brigadeiro pra entrar na Paulista)
            Cruzamos a linha de chegada e.... ahh claro.. não tinha medalha pra pegar... então voltamos pra tenda e continuamos o que o espírito da corrida manda: curtir com os amigos, ser feliz.

(foto: a turma que faz tudo valer a pena)
             Ano passado já havia sido ventilada na internet uma possível mudança no percurso da São Silvestre. Tanto que eu me lembro, quando fui me inscrever, de perguntar no twitter e alguém me informar que continuava do mesmo jeito.

              Esse ano os rumores se concretizaram e acabaram com a tradição.

       Qualquer outra prova de rua que fosse, se tivesse uma mudança tão brusca, mas colocasse 2km de descida no fim, provavelmente agradaria a muitos. Mas a São Silvestre não é qualquer corrida. É A corrida... é o que temos de mais tradicional em matéria de atletismo.
           
           Mas não adiantava batermos o pé. Quem manda havia decidido, e seria assim. De novo, valeria a regra do “vai quem quer”, mas a máxima de que, a partir do momento em que você se inscreve, sabendo das condições, está aceitando-as.
           
         Sim. De novo o argumento foi a segurança do corredor. Tão bons eles, né? Tão preocupados conosco, com o nosso bem estar. Mas hora nenhuma resolveram perguntar a NOSSA opinião a respeito.
            Não precisava... mas os nossos representantes, corredores jornalistas, se reuniram, discutiram a questão, fizeram um post padrão e publicaram todos em seus blogs esses dias pra trás, como forma de manifesto. O Cássio Politi também criou uma página no Facebook, “curtida” por vários e vários corredores contra a mudança de percurso.
             
                     Só que a cereja do bolo ainda estava por vir.
          Hoje, há poucos minutos, quase morri de susto ao ficar sabendo que, mesmo terminando no Ibirapuera, onde a dispersão é (ou deveria) ser tranqüila e segura para os corredores, as medalhas NOVAMENTE serão entregues juntamente com a camiseta.
            Qual a justificativa agora, já que a questão da segurança está (ou pelo menos deveria estar) resolvida, com a mudança de percurso?
            Sinceramente, é um jogo de interesses que eu não entendo, e não estou interessada em entender. Só quem perde é o corredor, principalmente o amador. Aquelas 20 e tantas mil pessoas que fazem o espetáculo que é (ou um dia foi) a São Silvestre.
         
             Obrigada, Colucci, por ceder esse espaço pro meu desabafo, que eu tenho certeza que não vai efetivamente mudar nada.
            Se estão fazendo isso com a São Silvestre, eu tenho medo de onde tudo isso vai parar....
(foto: se o ano passado fomos palhaços, imagina agora?!)
Por @jussaratuma          

Valeu Ju! Seu desabafo está postado na íntegra.

Tá no regulamento!

Esse é o Desabafo de uma amiga corredora que assim como muitos dos 20.000 inscritos que nem moram em São Paulo e fazem o planejamento durante o ano todo para quando da ABERTURA das inscrições são Obrigados a engolir o DESCASO dos organizadores. 
Infelizmente a Corrida de São Silvestre subiu no telhado.

Quem quiser aderir ao SÃO SILVESTRE 2011 - EU NÃO VOU 
é só clicar SIM eu não vou no evento do facebook em


Infelizmente, essa indignação de muitos corredores não vai levar a nada, não tem ninguém que se interesse em defender essa HISTÓRIA, e transformar a Corrida de São Silvestre em um patrimônio histórico da cidade de São Paulo.
Fica aqui o registro da Indignação e VAMOS passar o ano novo na PRAIA com as TVs desligadas. Corrida no iBirapuera tem todo domingo.

#colucci2011

3 comentários:

  1. É impressionante o desrespeito da YESCOM e da prefeitura de São Paulo, que pressionou pela mudança por causa da festa da virada. Quanto à medalha, eles nunca se interessaram em premiar quem completa a prova, isso sempre foi uma estratégia para obrigar o corredor a devolver o chip, necessidade essa que acabou com o chip descartável.
    YESCOM nunca mais.

    Abs.

    Wagner - @corronarua
    http;//corronarua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Wagner Castro resumiu perfeitamente. Bora todo mundo pra corrida da virada acompanhar Vo2!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Colucci, estou decepcionado com essa "novidade". Sempre gostei de assistir a São Silvestre, comecei aos poucos a correr como vc bem sabe no ano passado, ainda estou "engatinhando" neste mundo. Ficou triste pois era um "sonho" meu correr um dia esta prova e chegar na Av. Paulista.
    Apoio completamente o seu movimento e não vou assistir este ano a São Silvestre!

    ResponderExcluir

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim