quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Maratona de Santa Catarina - Floripa 2011



Quinta-feira, 06 de outubro de 2011

Domingo passado aconteceu a Maratona de Santa Catarina em Florianópolis, prova que eu pretendia participar, mas o "não treino" impediu minha ida, afinal Maratona não é brincadeira e para fazer mais ou menos a conta a ser paga e as dores posteriores são bem grandes. Melhor não arriscar.

Rodrigo, Aline e Francesco

Como não pude conferir "correndo", conversei com amigos que foram e as opiniões e relatos foram como eu esperava encontrar lá, Rodrigo Contó, diretor técnico e treinador da assessoria esportiva Good Running de São Paulo foi para Florianópolis correr os 42.195m e nos conta que : "Fomos com 3 atletas que adoraram o evento, prova muito boa para tempo, percurso plano, com hidratação perfeita (água gelada a cada 3km e gatorade gelado a cada 4km), largada e chegada no mesmo ponto o que favorece o guarda volumes e estacionamento dos carros, pós prova com água - frutas - gatorade - massagem - toalha e medalha muito bonita", em relação ao KIT e a retirada no dia anterior, Rodrigo também aprovou: "Retirada dos kits super tranquilo na loja T&F do shopping Iguatemi, e o kit show de bola com camiseta, boné, squeeze, meia e número", e sobre o evento completa: "Recomendo o evento para os próximos anos, vale a pena".



Marcel
Outro amigo que participou foi o Marcel Pracidelle que tem uma história muito interessante com a corrida:
"Comecei a correr em 2005, parei no final de 2006 quando nasceu meu filho e só fui voltar as ruas 2 anos depois com 127kg. De lá para cá foram 38kg perdidos, várias provas de 10km, 8 meias e 4 maratonas, a última delas neste domingo em Floripa".

Marcel nos conta que a prova começou muito bem desde a retirada dos kits, "na loja Track & Field do shopping Iguatemi onde a camiseta podia ser provada para escolha do tamanho, par de meias, boné dry-fit, squeeze e outros mimos..." e a corrida também foi muito boa, "A largada pontualmente as 7:45h, garoa fina e muito espaço pra correr, a prova saia do sambódromo em direção a parte sul da ilha, corremos 6km neste sentido e fizemos o primeiro retorno, passamos em frente a área de largada com 12km de prova neste momento sem chuva e com temperatura na casa dos 20º, poderia estar mais fresco mas não foi nada que atrapalhou o desenvolvimento da prova, seguimos então mais 10km rumo a parte norte da ilha, fazendo então um segundo retorno no km 22 para voltarmos a região da largada, por todo o percurso isolamento perfeito do trafego (muitos motoristas revoltados não paravam de buzinar). Esta pode ser considerada a melhor parte da prova, quando estava devidamente aquecido, a musculatura ainda boa e imprimindo um bom ritmo. No km 32 avistamos novamente o sambódromo de onde largamos e aí está o único ponto que eu mudaria, ao invés de seguirmos pela avenida que estávamos, fizemos uma curva e entramos no sambódromo para passar exatamente ao lado do pórtico de chegada, onde os primeiros colocados já festejavam a vitória, músicas de celebração e etc... Psicologicamente é frustrante passar ao lado de toda esta festa tendo ainda mais 10km para percorrer, por sinal, os 10km mais duros de todos. Neste momento o tempo que estava nublado abriu e a temperatura subiu, meu ritmo que vinha constante em 5min/km desde o começo da prova ficou mais duro e por volta dos 36km resolvi tirar um pouco o pé do acelerador, para evitar que esta pequena quebra virasse uma grande quebra que me obrigasse a parar para alongar, andar e etc... Neste momento é que a maratona se diferencia de todas as outras provas, passa a ser uma luta interna entre as pernas que não aguentam mais e a cabeça que manda continuar... Ao entrar no túnel faltando 1km encontrei um amigo que gritou incentivando e deu uma força a mais e quando avistei finalmente o pórtico de chegada juntei o que restava de energias para completar em 3:37h, dois minutos melhor que meu recorde que havia sido obtido em outubro do ano passado em Buenos Aires".

Marcel também recomenda para 2012 a maratona de Santa Catarina: "Com certeza é uma prova que indico a todos, ótima organização, hidratação como nunca havia visto em maratona alguma, 8 pontos de gatorade sempre gelados, água geladíssima a cada 2,5km, staffs atenciosos medalha bonita, bom lanche pós prova, tendas de massagem, banheiros químicos espalhados por todo o percurso. NOTA 10!".



E para concluir nada melhor que a palavra do TRI-Campeão da Prova, Adriano Bastos que contou que a prova foi muito bem organizada, muito diferente da última edição(2009) e que mesmo tendo problemas estomacais durante os 41km conseguiu arrancar no último km e ultrapassar o então 1º colocado e vencer pela terceira vez seguida em Floripa(2008, 2009 e 2011 - em 2010 não teve maratona em SC).

Confira no vídeo acima.

Link para Resultado

Vencedores da prova principal:


Maratona masculina
1º Adriano Bastos 2h21min38
2º Silvano Lima Pinto 2h22min15
3º Paulo Rogério Braga 2h29min32

Maratona feminina
1º Rosangela Gavinski 2h55min22

A única ressalva foi referente a premiação, como visto acima só teve uma atleta inscrita como "ELITE" e de acordo com o regulamento não teve premiação para 2ª, 3ª, 4ª e 5ª colocada. 

Particularmente achei muito estranho, mas como eu sempre reclamo de REGULAMENTOS que são alterados, nesse caso ESTAVA bem claro no regulamento que a premiação só seria válida para atletas inscritos como "ELITE".
Como diria "aquele" árbitro da televisão: A REGRA É CLARA!

Fica a reclamação dos que se sentiram prejudicados.

#colucci2011

Um comentário:

  1. rá... é claro que foi tudo tranquilo, só haviam 200 e poucos maratonistas... ô provinha feita pra maraturista tartaruga !

    ResponderExcluir

Sua opinião é MUITO IMPORTANTE! Obrigado pela visita e VOLTE SEMPRE Aproveite!!! inscreva-se por email #aisim